Como acelerar o metabolismo: exercícios, alimentação e medicamentos (passo a passo)

O metabolismo é o responsável por ajudar a queimar gordura mais rápido e assim ajudar no emagrecimento. Muitas pessoas fazem dietas, praticam exercícios físicos e tem uma vida saudável, ainda assim não conseguem perder peso. Isso se deve principalmente ao fato de que o metabolismo pode ser lento e assim o corpo demora mais para absorver as calorias que são consumidas ao longo do dia. Nesse artigo vamos mostrar como aumentar o metabolismo e assim melhorar a saúde e também emagrecer.

Continue lendo e aprenda as maneiras que são mais eficazes.

Exercícios

Os exercícios físicos estão no topo dos métodos para quem busca como acelerar o metabolismo. Mas mais do que qualquer exercícios os melhores para quem busca ter um metabolismo mais rápido e ser capaz de queimar mais calorias são os de alta intensidade.

Por isso, mesmo que você esteja fazendo uma caminhada, corrida, natação, que são considerados de baixo impacto, acrescente pelo menos 20 minutos de alta intensidade. No caso das caminhadas você pode alternar caminhadas e pequenas corridas.

A grande vantagem dos exercícios de alta intensidade, também chamados de HIT, é que eles não têm benefícios apenas no momento que são praticados. Você vai queimar gorduras mesmo após acabar os treinos. Isso ocorre porque o metabolismo é estimulado a ficar mais acelerado durante os exercícios e continua mesmo depois de finalizados.

Praticar exercícios físicos com frequência é algo que deve estar na rotina de quem tem metabolismo lento e busca maneiras deixá-lo  mais acelerado.

Alimentação

A alimentação também é importante para aumentar o metabolismo, pois muitos dos alimentos que inserimos no nosso cardápio têm a função de melhorar o funcionamento do organismo. Quem busca como acelerar o metabolismo deve colocar em sua dieta mais proteínas, principalmente, pois elas ajudam a aumentar a massa muscular, acelerar a queima de gorduras e também aumentar o metabolismo.

Entre os alimentos mais utilizados para aumentar o metabolismo e consequentemente ajudar a queimar mais gorduras e emagrecer são:

  • Proteínas

Como já dissemos as proteínas ajudam a ganhar massa magra, o que é ótimo para quem quer ter músculos e definir o corpo. Além é claro de ajudar a aumentar o metabolismo. Carne vermelha, frango, ovos, leites e derivados, são algumas das proteínas que podem ser incluídas no cardápio.

  • Café

O café tem uma forte ação termogênica e também ajuda a deixar o metabolismo mais acelerado. Apenas o café não tem resultados visíveis, mas consumindo moderadamente e em conjunto com exercícios físicos e uma dieta saudável é possível  ter bons resultados.

  • Tomar água gelada

A água gelada é ótima para acelerar as taxas metabólicas, consumir essa bebida no lugar de sucos, refrigerantes e bebidas com alto teor de açúcar ajuda a ter um metabolismo mais rápido mesmo quando se está em repouso. Tomar um copo de água gelada em jejum e antes de cada refeição ajuda também no emagrecimento, pois a água não possui calorias.

  • Chá verde

O chá verde além de benefícios para a saúde de modo geral, pois é antioxidante, ajuda na hidratação e tem função no metabolismo. E tem a vantagem de poder ser consumido todos os dias tanto quente, quanto frio.

Medicamentos

Algumas pessoas podem optar por ajuda extra quando busca como aumentar o metabolismo. Nesse caso podem ser utilizados suplementos alimentares e até mesmo medicamentos que têm essa função.

Os suplementos que aceleram o metabolismo, na maioria dos casos, são naturais e podem ser comprados em farmácias e drogarias facilmente sem a necessidade de receita médica. Esses suplementos são feitos a partir de vitaminas, proteínas que vão ajudar a acelerar o metabolismo.

Já os medicamentos, são receitados apenas em casos que o metabolismo é lento cronicamente, então medicamentos termogênicos e que atuam diretamente na queima de gordura são receitados para ajudar a estimular o metabolismo a ficar mais rápido.

Existe ainda a opção do médico receitar medicamentos naturais ou manipulados, mas isso depende de cada pessoa a necessidade energética que ela tem.

Dicas para aumentar o metabolismo

Por fim, ainda existem algumas dicas de como aumentar o metabolismo que são simples, mas que consistem em mudanças de hábitos

  • Tome o café da manhã: Ficar em jejum por longos períodos faz com que o metabolismo fique lento, pois não terá alimentos para absorver e assim trabalhar de maneira rápida. Por isso, acabam formando reservas de gorduras.
  • Não pule as refeições: Assim como o café da manhã é importante, é preciso que se coma de 3 em 3 horas ou períodos regulares, para que o corpo se acostume a sempre estar queimando calorias e com o metabolismo rápido.
  • Noite de sono: Dormir também é importante, pois sem dormir os níveis de açúcar ficam mais altos no corpo. Por isso tenha sempre boas noites de sono.

Orientações

Muitas pessoas escolhem por utilizar remédios e buscam alívio para os sintomas causados. Sempre procure a orientação de um profissional da saúde antes de utilizar qualquer tipo de medicamento ou suplemento.

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Loading...