Como aumentar a imunidade: dicas e medicamentos (passo a passo)

Pessoas que possuem uma boa imunidade no geral tem uma melhor saúde, pois seus anticorpos conseguem expulsar vírus e bactérias que podem causar doenças. E ela está diretamente ligada a nossa qualidade de vida, pois a alimentação e uma vida ativa contribuem para se ter uma boa saúde.

Se você está em busca de maneiras de como aumentar a imunidade e assim ficar menos doente e resistente a enfermidades, então continue lendo, pois vamos mostrar algumas dicas. Confira

O que é a imunidade?

Muito se fala em ter boa imunidade, mas a verdade é que muitas pessoas não sabem exatamente o que ela é. Ela é um sistema de defesa do nosso sistema imunológico e serve para ajudar a evitar diversos tipos de doenças. Quanto maior a imunidade, mais saudável uma pessoa é.

O sistema imunológico como um todo é formado por células e moléculas que ficam em todo o organismo. Elas são formadas de proteínas, vitaminas e nutrientes que o nosso corpo produz e recebe. Para ser suficiente para conseguir evitar doenças, é  preciso que as defesas desse sistema estejam fortalecidas. Por isso é preciso de procurar métodos de como aumentar a imunidade e assim ter uma vida mais saudável.

Alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

Algumas pessoas raramente ficam doentes e muitas delas não fazer uso de nenhum tipo de medicamento para se manterem saudáveis. Pois o que elas fazer é ter uma boa alimentação e colocando em sua dieta alimentos que são importantes para ajudar a aumentar a imunidade.

É por meio da alimentação que consumimos proteínas e muitas vitaminas importantes para o organismo, e elas são responsáveis por fortalecer o sistema imunológico. Por isso, a alimentação balanceada e saudável é extremamente importante para ajudar a evitar doenças.

Veja alguns dos principais alimentos e como aumentar a imunidade apenas adicionando eles no seu cardápio.

Laranja, manga, pimentão:

Esses são alguns alimentos ricos em vitamina C e que estão diretamente ligados no aumento da imunidade e fortalecimento do sistema imunológico. Eles ajudam a aumentar os leucócitos, que são células de defesa que ajudam a melhorar o sistema como um todo.

Folhas verdes e castanhas

Alimentos ricos em selênio que tem função antioxidante e ajudam a proteger a membrana de toxinas, radicais livres e reações que podem acontecer no organismo.

Carne vermelha, leite e derivados, grãos

Eles são ricos em selênio e zinco nutrientes importantes para ajudar a aumentar a imunidade

Outros alimentos como cenoura, brócolis, chocolate amargo, alimentos com ômega três e diversos vegetais e frutas também estão na lista de como aumentar a imunidade, pois oferecem diversos tipos de vitaminas, proteínas, sais minerais e todos os nutrientes que o corpo precisa para se fortalecer.

Medicamentos para aumentar a imunidade

Mas se apenas a alimentação não está ajudando a melhorar a sua imunidade, então é possível recorrer a alguns medicamentos e também suplementos que podem ajudar. Muitos deles são facilmente encontrados em farmácias, mas sempre procure um médico antes de se medicar.

Suplementos

Os suplementos de vitamina D e de ômega 3 são um dos mais usados, pois algumas pessoas, principalmente as mais sedentárias e com alimentação desregulada, não conseguem ter esses nutrientes de maneira natural. Por isso podem precisar de suplementar sua alimentação.

Eles são facilmente manipulados ou até mesmo comprados prontos.

Probióticos

Esses medicamentos contêm bactérias que fazem bem para o organismo. No geral elas já estão presentes no nosso corpo, mas podem não estar na quantidade suficiente para regular o bom funcionamento dele. Por isso, esses medicamentos podem ser utilizado para como aumentar a imunidade.

Estimoral

É um remédio em forma de comprimidos que tem como função estimular o sistema imunológico e assim fazer com que ele se torne mais resistente. É benéfico principalmente para melhorar as vias orais o que contribui para evitar doenças como rinite, sinusite, bronquite, otite e outras relacionadas.

O tipo de medicamento ou de suplemento necessário para aumentar a imunidade varia de pessoa para pessoa, pois cada uma tem um tipo de necessidade em seu organismo. Por isso, consulte um médico para que sejam feitos exames para identificar o que você precisa.

Dicas de como aumentar a imunidade

Além da alimentação saudável e de alguns medicamentos e suplementos existem algumas outras dicas de como aumentar a imunidade que podem ser úteis como:

  • Ser ativo e praticar exercícios físicos pelo menos duas vezes por semana. Isso ajuda a melhorar o sistema imunológico e também a produzir alguns hormônios durante os treinos que ajudam a aumentar a resistência.
  • Ter uma boa higiene, sempre escovando os dentes após as refeições
  • Sempre lavar as mãos e evitar colocá-las na boca, principalmente depois de chegar da rua, pois elas estão cheias de poeiras e sujeiras externas.
  • Estar em um ambiente limpo e agradável
  • Tomar sol, pois assim você recebe vitamina D e outros benefícios que ele traz ao corpo.

Ficou alguma dúvida sobre aumentar a imunidade? Deixe um comentário!

Orientações

Muitas pessoas escolhem por utilizar remédios e buscam alívio para os sintomas causados. Sempre procure a orientação de um profissional da saúde antes de utilizar qualquer tipo de medicamento ou suplemento.

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)

Loading...