Como calcular IMC: Índice de Massa Corporal

O Índice de Massa Corporal, IMC , é uma medida utilizada para calcular o peso em relação a altura e assim verificar se a pessoa se encontra dentro, abaixo ou acima do seu peso ideal.

Essa medida é utilizada para identificar indivíduos com desnutrição, obesidade e sobrepeso e outros problemas relacionados ao peso.

É com base no IMC também que pode ser identificado se alguém é predisposto a alguma doença. Nesse artigo vamos ensinar como calcular IMC para que você saiba se está no seu peso ideal. Continue lendo e confira!

Como calcular IMC com a fórmula?

A fórmula para aprender como calcular IMC é simples, e apesar de muitas pessoas terem dúvidas sobre como calcular IMC feminino ou masculino é utilizado a mesma fórmula para ambos.

O cálculo padrão é feito a partir do peso dividido pela altura multiplicada pela altura ou seja Peso ÷ altura x altura. Por exemplo, uma pessoa que pesa 80 kg e tem 1,60 de altura o cálculo do IMC será da seguinte maneira:

  • IMC = 80 kg ÷ 1,60² altura;
  • IMC =80 kg ÷ 2,56 altura;
  • IMC = 31, 25.

Com o resultado final do IMC é possível consultar o resultado na tabela nacional de IMC e verificar em qual faixa você se encontra. No caso de uma pessoa com IMC de 31,25 ela está com IMC que indica Obesidade I, que é fator de risco para Diabetes, Infarto e outras doenças.

Tabela de IMC

A tabela de IMC foi desenvolvida para que após aprender a como calcular IMC você mesmo possa consultar e descobrir em qual faixa se encontra. Assim você pode já saber se está ou não dentro do seu peso ideal e procurar ajuda especializada caso não esteja.

A tabela ainda ajuda a saber quais os principais riscos que cada faixa fora do peso ideal pode trazer a sua saúde. Porém é preciso saber que não é apenas a tabela que você deve levar em consideração, uma vez que para ter certeza da sua saúde e de predisposição a doenças é necessário realizar outros exames médicos.

Veja a tabela abaixo e faça o cálculo do IMC utilizando a fórmula acima de P÷AxA e descubra em qual faixa você está.

IMC < 16= Magreza grave ou desnutrição

Pessoas que apresentam esse IMc são propensas a terem problemas de insuficiência cardíaca, sofrer com anemia severa e ter o sistema imunológico muito fraco.

16 a < 17 = Magreza moderada

Pode causar infertilidade, principalmente nas mulheres, problemas de queda de cabelo e ausência de menstruação.

17 a < 18,5 = Magreza leve

Pode levar a estresse, muita ansiedade e fadiga mesmo não sendo uma pessoa ativa.

18,5 < 25 = peso ideal; saudável

Pessoas quem têm esse IMC são consideradas dentro do seu peso ideal e tem menores chances de doenças por causa do seu peso.

25 a < 30 = Sobrepeso

Apesar de não aparentarem, podem estar acima do peso ideal e ter problemas mais simples como fadiga, varizes, má circulação, estresse.

30 a < 35 Obesidade Grau I

Primeiro grau de obesidade é mais predisposto a ter infartos, aterosclerose, diabetes e outras doenças.

35 a < 40 = Obesidade Grau II (Severa)

Além das doenças já mencionadas na Obesidade grau I também podem dificuldade de respirar, insônia, estresse.

IMC > 40 = Obesidade Grau III (Mórbida)

A mais severa de todas pode provocar dificuldade para se locomover, AVC, infartos, refluxos.

Cálculo do IMC é confiável?

Aprender a como calcular IMC é importante para que você saiba se está dentro do seu peso ideal. Porém é preciso fazer algumas ressalvas. Esse cálculo é confiável, mas ele não faz algumas diferenciações que podem ser importantes no dia a dia.

Como calcular IMC

Por exemplo, o cálculo do IMC em crianças pode não ser tão preciso, uma vez que elas estão desenvolvimento e podem ter crescimento diferente. Assim como pessoas que fazem diferentes tipos de atividade física.

Como calcular IMC

Além disso, o IMC não leva em consideração os seguintes critérios:

  • Massa magra;
  • Gordura corporal;
  • Gênero;
  • Idade.

Como calcular IMC

Por isso, uma pessoa que apresente sobrepeso segundo aprendeu a como calcular IMC, pode ser ela tenha massa magra e não gordura corporal. Assim ela é está saudável e pode não ter predisposição às doenças que pessoas com sobrepeso podem ter.

Como calcular IMC

Assim como pessoas com IMC ideal podem apresentar altas taxas de gordura corporal e estarem propensas a desenvolverem doenças graves.

Como calcular IMC

Por isso, além de aprender a como calcular IMC é preciso também fazer exames complementares para ter certeza se está saudável.

Orientações

Muitas pessoas escolhem por utilizar remédios e buscam alívio para os sintomas causados. Sempre procure a orientação de um profissional da saúde antes de utilizar qualquer tipo de medicamento ou suplemento.

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)

Loading...