Como fazer soro caseiro: Preparo, Como tomar e Para que serve

Uma das misturas mais simples, mas que ajuda muito a curar problemas de desidratação, mal estar, enjoo e outros males que podem ocorrer no dia a dia.

Feito com apenas três ingredientes o soro caseiro é um verdadeiro aliado para quem não está passando bem e precisa de uma solução rápida. Se você não sabe como fazer soro caseiro não se preocupe, pois vamos ensinar como preparar da maneira correta. Confira!

Como preparar o soro caseiro?

A preparação do soro caseiro é bem simples, você precisa de ingredientes que normalmente já tem em casa, por causa disso essa é uma receita fácil e muito útil. Para aprender como fazer soro caseiro você irá precisar ter açúcar, sal e água.

Apesar de ser muito simples de fazer, essa receita precisa ter as quantidade certas de cada um dos ingredientes, pois em doses erradas podem ser prejudicial para a saúde de crianças.

Existem duas medidas que são utilizadas como padrão na hora de fazer o soro caseiro você pode fazer 1 litro ou um copo americano de 200 ml. Lembrando que o soro pode ser guardado para ser consumido ao longo do dia. Então fazer uma maior quantidade agiliza.

Para fazer um litro de soro você precisa de:

  • 1 litro de água potável que pode ser filtrada, fervida ou mineral;
  • 20 gramas de açúcar = 1 colher de sopa bem cheia ou duas colheres rasas;
  • 3,5 gramas de sal = 1 colher de sobremesa.

Para 200 ml de soro utilizando colher medida própria:

  • 200 ml de água potável;
  • 1 colher do lado maior de medida cheia de açúcar;
  • 1 colher do lado menor de medida de sal.

Misture todos os ingrediente e pronto, você já tem o soro caseiro pronto para tomar.

Como tomar o soro caseiro?

Agora que você já sabe como fazer soro caseiro, pode ter dúvidas sobre qual a quantidade certa para tomar. A verdade é que ela varia e pessoa a pessoa e também do que ela tem. O recomendado é que seja consumido a mesma quantidade soro que a de líquidos perdidos, seja pelo vômito ou diarreia.

Então vá tomando pequenos goles da bebida ao longo do dia e conforme vá sentindo necessidade de se reidratar volte a tomar o soro sempre que necessário.

Para que serve o soro caseiro?

O soro caseiro serve principalmente para reidratar o corpo quando existe muita perda de líquidos devido a doenças ou até mesmo por longos períodos sem tomar água. Um dos motivos que pode levar a perda de líquidos são intoxicações alimentares que levam a vômitos e diarreias constantes.

Além disso, doenças como a dengue, gastrites e outras enfermidades que levam o paciente a perder muito líquido em poucas horas. Além de que em alguns casos ele não se alimenta direito o que prejudica ainda mais a reidratação sem a ajuda do soro.

Além de hidratar é importante saber como fazer soro caseiro para poder repor os sais minerais que são perdidos durante o mal estar.

Quem pode tomar?

Outro benefício dessa bebida é que além de ser muito fácil e ser feita, ela pode ser utilizada por pessoas de todas as idades, inclusive bebês e crianças.

Mas é preciso de cautela na hora de servir soro caseiro para crianças, não ultrapassando algumas colheradas por dia. Já os adultos podem não deve tomar mais do que meio copo americano por vez.

Como fazer soro caseiro

Contraindicação do soro caseiro?

Apesar de todos os benefícios obtidos depois que se aprende a como fazer soro caseiro é preciso de cuidado no seu consumo. Pois apesar de ele poder ser utilizado por pessoas de qualquer idade também existem algumas contraindicações que deve ser consideradas.

Como fazer soro caseiro

Pessoas que têm diabetes, por exemplo, não podem tomar essa bebida, já que ela contém açúcar. Nesse caso devem procurar um médico para saber qual a melhor forma de tratar o seu problema.

Como fazer soro caseiro

Uma alternativa é o soro industrializado que é vendido em farmácias. Ainda assim consulte um médico antes de fazer uso dele.

Como fazer soro caseiro

Esse soro vendido em farmácias também é uma boa alternativa para quem não sabe como fazer soro caseiro com as medidas exatas e prefere não arriscar. Ele é vendido em diversas formas, inclusive em pó para ser diluído em água e depois consumido.

Como fazer soro caseiro

Quando parar de tomar o soro caseiro?

O consumo do soro caseiro deve ser feito de maneira moderada e não mais do que por 72 horas. Caso você esteja com vômito ou diarreias e não pare nesse período, procure um médico para um diagnóstico preciso do seu quadro.

Orientações

Muitas pessoas escolhem por utilizar remédios e buscam alívio para os sintomas causados. Sempre procure a orientação de um profissional da saúde antes de utilizar qualquer tipo de medicamento ou suplemento.

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)

Loading...