Novo Tratamento para Caxumba

A Caxumba, popularmente conhecida como “papeira”, corresponde a uma infecção causada por vírus que afeta o corpo humano, em especial as glândulas parótidas, que são as glândulas situadas próximas a região da orelha e que são responsáveis pela produção da saliva.

Esse problema de saúde é mais comum em crianças e ocorria com mais frequência no período em que não havia a vacina para esta doença. Com a sua inclusão no calendário de vacinas da criança, houve uma redução significativa no número de casos de caxumba.

Ficou interessado e deseja saber mais sobre o assunto? Então continue lendo esse post e descubra:

  • O que causa a caxumba;
  • Quais os sintomas dessa doença;
  • Como tratar a caxumba.

Causas da Caxumba

A Caxumba é uma doença que pode se contraída pelo beijo, em uma conversa próxima, ou até mesmo no compartilhamento de utensílios como copos e talheres, por exemplo.

Isso porque essa doença é viral, ou seja, é provocada pela ação de um vírus, portanto, pode ser adquirida por alguma das formas descritas acima.

Uma vez infectada com o vírus, uma pessoa pode levar até 25 dias para apresentar os primeiros sintomas, o que aumenta a possibilidade de contagio dentro do ciclo de convivência de uma pessoa com caxumba.

Sintomas da Caxumba

Dentre os principais sintomas que uma pessoa com caxumba pode apresentar, estão:

  • Febre;
  • Cefaleia (Dor de cabeça);
  • Diminuição ou perda do apetite;
  • Dor e inchaço nas glândulas salivares, que pode ocorrer em apenas um ou então dos dois lados;
  • Fraqueza;
  • Dor ao mastigar ou então durante a deglutição.

Ao identificar algum dos sintomas descritos acima, não perca tempo e procure o quanto antes um médico, para que ele avalie o seu estado de saúde e diga se o que você tem se trata ou não de Caxumba.

Além disso, quanto mais rápido você obtiver o diagnostico dessa doença, maiores serão as suas chances de se curar rapidamente da Caxumba e evitar complicações decorrentes dessa doença.

Tratamento para Caxumba

Geralmente as infecções causadas por vírus, costumam ser tratadas de forma natural pelo organismo. E com a caxumba isso não é diferente. Por isso, o processo de recuperação dessa doença é rápido e acontece sem maiores complicações.

Além disso, o período de contagio dessa doença acontece geralmente antes do diagnóstico. Ou seja, com uma semana após o diagnóstico de caxumba, uma pessoa já está apta a retornar as suas atividades normais.

Outro detalhe importante acerca dessa doença e que você deve saber, principalmente se já pegou caxumba e está com receio de contrair novamente essa doença, é que o organismo passa a ficar imune após a cura do primeiro contagio, ou seja, uma vez que você já teve essa doença, não haverá mais a possibilidade de um novo contágio.

Portanto, estas são as principais informações sobre a caxumba. E caso tenha ficado com alguma dúvida, comente abaixo e compartilhe conosco as suas dúvidas sobre esse assunto!

Remédio natural para Caxumba

A Caxumba é uma doença causada por vírus que ataca as glândulas salivares e pode provocar inchaço, principalmente na boa, pescoço e perto das orelhas. Essa doença é mais comum de acontecer em crianças e no geral o tratamento é simples. Porém quando acontece em adultos pode causar efeitos adversos e deixar sequelas.

A Caxumba já foi uma doença muito popular há alguns anos, mas depois da vacina ser implementada no calendário obrigatório de vacinação infantil, o número de casos diminuiu consideravelmente. Para saber mais sobre a doença, sintomas, causas e tratamento continue lendo o nosso artigo.

Sintomas da Caxumba

A caxumba pode ser uma doença que não apresenta sintomas e some naturalmente do organismo, principalmente de pessoas com hábitos saudáveis e que tem um sistema imunológico forte. Em outros casos, principalmente quando em adultos, pode apresentar alguns sintomas como:

  • Inchaço na boca e nas glândulas salivares;
  • Febre;
  • Dores de garganta e no pescoço;
  • Perda de apetite;
  • Fraqueza;
  • Dor ao comer e mastigar;
  • Dor ao engolir;
  • Sensação de boca seca.

Quando a Caxumba provoca inchaço é um dos sintomas mais visíveis, pois toda a área do rosto próxima ao pescoço e orelhas é comprometida. Se em em adultos deve-se procurar um médico logo nos primeiros sintomas da doença.

Causas da Caxumba

A Caxumba é causada por meio de infecção viral. Uma pessoa infectada pode transmitir o vírus para outras por meio de contato direto, principalmente pela saliva. O vírus pode ser transmitido seis dias antes de aparecer os sintomas e até 10 dias depois dos sintomas já estarem a aparente.

O tempo de incubação do vírus pode levar até 30 dias, mas no geral se manifestar entre 16º e o 18º dia depois da transmissão. A transmissão da Caxumba pode ser por meio de pequenas gotas de saliva, que saem ao falar, espirrar ou tossir perto de outras pessoas.

Por isso, alguém infectado com a doença deve evitar contato muito próximo de pessoas não vacinadas. Quem já teve Caxumba alguma vez na vida, no geral fica imune a doença. Assim como as pessoas que já são vacinadas.

Porém o efeito da vacina tem em média 20 anos, o que possibilita que adultos que têm contato direto com crianças infectadas possam pegar a doença, caso não tenha tido na infância.

Tratamentos para Caxumba

O tratamento da Caxumba visa melhorar os sintomas da doença, principalmente diminuir o inchaço e a febre. Além disso é necessário ter bastante repouso, tomar muita água e uma alimentação com alimentos mais pastosos.

Pois isso faz com que o organismo se fortaleça e assim consiga eliminar o vírus naturalmente. Em crianças as sequelas da Caxumba são raras. Mas em adultos pode causar problemas mais sérios, como infertilidade masculina, problemas fetais, no caso de mulheres que estejam grávidas, perda da audição, meningite e outras doenças que são causadas por vírus.

Por isso é muito importante tomar a vacina contra a Caxumba ainda criança para evitar o aparecimento da doença. Pois em muitos casos adultos que têm a doença a tiveram a transmissão do vírus por causa de contato com crianças infectadas.

Remédio de farmácia para Caxumba

A caxumba é uma das doenças que faz parte do calendário de vacinação das crianças. Isso fez com que ela fosse, quase que erradicada, mas atualmente tem aparecido alguns casos. Veja como é essa doença.

Sintomas da Caxumba

A caxumba é uma doença conhecida por deixar o pescoço inchado, às vezes dá só de um lado do pescoço ou nos dois lados ao mesmo tempo. A caxumba é infecciosa que infecciona as glândulas parótidas, as glândulas linguais e as glândulas submaxilares. Geralmente a caxumba ocorre em crianças e quase sempre no inverno ou quando está iniciando a primavera.

A caxumba é uma doença benigna, mas em algumas vezes pode ocorrer complicações, como inflamar os ovários nas mulheres, ou infeccionar os testículos nos homens, o que pode ocasionar infertilidade em ambos os casos. Pode também ocorrer surdez, meningite asséptica, neurite e pancreatite. A caxumba pode ficar encubada entre 15 e 25 dias. Os sintomas da caxumba são:

- Febre;

- Dor ao engolir;

- Mal estar;

- Inchaço na parótida acompanhado de dor;

Quando ocorre complicações os sintomas são mais intensos e o paciente deve ser levado ao médico imediatamente. Veja os sintomas:

- Testículos doloridos e inchados;

- Inchaço e dor nos ovários;

- Náuseas;

- Vômitos;

- Rigidez na nuca;

- Dor de cabeça;

- Cansaço e desânimo.

Causas da Caxumba

A Caxumba é uma doença viral, por isso ela pode ser transmitida através das secreções do nariz, da boca. A transmissão da doença pode ocorrer de dois dias antes de aparecer os sintomas, até nove dias depois deles aparecerem no organismo. Uma vez que a pessoa tem a caxumba, dos dois lados, raramente ocorrerá de contrair a doença novamente. Depois de infectada a pessoa passa a ter imunidade contra a doença.

Tratamento da Caxumba

O diagnóstico da caxumba é feito através de exames clínicos realizado por um médico. Também é possível diagnosticar a doença através de exames de sangue que detectam anticorpos contra o vírus da doença no sangue. Esse tipo de exame só é realizado, quando for necessário ter certeza do diagnóstico da caxumba. Existe a vacina contra a doença que é feita com o vírus vivo. A vacina faz parte do calendário de vacinação das crianças e está associada às vacinas de doenças como rubéola e sarampo. As três vacinas juntas fazem parte da “Tríplice Viral”. A primeira dose da vacina é administrada em crianças com um ano de idade a segunda dose devem ser administrada entre 4 e 6 anos.

Não existe um tratamento específico para a caxumba, mas sim para os sintomas, como analgésicos para a dor e antitérmicos para a febre. Uma receita caseira bem legal para desinchar e aliviar a dor para poder engolir é mascar chiclete. A caxumba já não aparece com tanta frequência, como nos anos 70 e 80, desde as campanhas de vacinação a doença vem sendo controlada e cada vez menos casos aparecem anualmente. É importante manter o calendário de vacinação das crianças sempre em dia para evitar que contraia doenças.

Orientações

Muitas pessoas escolhem por utilizar remédios e buscam alívio para os sintomas causados. Sempre procure a orientação de um profissional da saúde antes de utilizar qualquer tipo de medicamento ou suplemento.

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Loading...