Novo Tratamento para Dengue

A dengue é uma das doenças mais preocupantes dos últimos anos e em alguns lugares já foi considerada como grande epidemia.

Ela acontece em lugares de temperaturas elevadas como os países localizados em áreas tropicais e subtropicais. Por isso, o Brasil é um dos locais mais afetados pela doença. Existem quatro tipos da enfermidade e o mais grave deles pode levar a óbito.

Neste artigo, você vai conhecer quais são as principais causas, os sintomas recorrentes em todos os tipos, as principais medidas preventivas e como é feito o tratamento.

Causas da Dengue

A dengue é transmitida por um mosquito conhecido como Aedes aegypti que se desenvolve, preferencialmente, em locais de calor que apresentam temperaturas em torno de 30°.

A picada do mosquito não dói e nem coça e, por isso, é impossível de ser percebida no momento em que acontece.

Normalmente, a picada ocorre nas horas iniciais da manhã e no final da tarde. Depois que a pessoa for picada, a dengue se manifesta, geralmente, no período de cinco a seis dias ou ainda de três a 15 dias.

A principal forma de prevenir a doença é evitar que os mosquitos tenham criadouros disponíveis na sua casa. Por isso, é essencial tomar algumas medidas preventivas como:

  • Evitar o acúmulo de água em recipientes como caixas d’água, pneus, potes, tampas e garrafas;
  • Não acumular lixo no seu quintal;
  • Limpar as calhas,
  • Colocar areia em pratos de plantas.

Outras medidas são colocar tela em janelas para evitar a entrada do mosquito, limpar ralos com desinfetante, limpeza regular de piscinas e uso de repelentes.

Sintomas da dengue

Existem quatro tipos de dengue que são identificados com as siglas DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4 e todos possuem basicamente os mesmos sintomas que são:

  • Tontura;
  • Forte cansaço;
  • Corpo com dor e moleza;
  • Febre alta;
  • Vômitos;
  • Náuseas;
  • Dores nos ossos e nas articulações;
  • Perda do paladar e do apetite;
  • A pele do corpo todo apresenta manchas, erupções e coceiras;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Dor que se concentra atrás dos olhos.

É importante ressaltar que uma pessoa pode ter a enfermidade mais de uma vez e que caso isso ocorra, ela pode ter um tipo mais grave da doença que é a hemorrágica ou a síndrome do choque da dengue.

Estas podem levar a óbito ou a série de complicações como as neurológicas e as cardiorrespiratórias.

Tratamento para dengue

Caso você ou alguém próximo apresente alguns desses sintomas, o mais indicado é procurar ajuda médica rapidamente. Um exame de sangue específico vai detectar se a pessoa está com a doença e quais são as medidas que deverão ser tomadas.

O tratamento é realizado de forma sintomática, ou seja, para amenizar os sintomas causadores da dengue como o uso de medicamento antitérmico (como paracetamol e aspirina) para aliviar a febre e as dores. Outra recomendação que deve ser seguida pelos pacientes é a ingestão de muito líquido para evitar desidratação.

A doença é muito séria e deve ser diagnosticada o quanto antes para que o paciente possa ser tratado antes de surgirem complicações.

Remédio para Dengue

Um dos principais problemas de saúde pública no mundo é a dengue. Uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti que está presente em áreas subtropicais e áreas tropicais. Continue lendo o artigo e saiba mais sobre a Dengue.

Sintomas da Dengue

Você sabia, que segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) o número de infectados pela Dengue no mundo chega a quase 100 mil pessoas? A Dengue está presente em mais de 100 países no mundo, menos na Europa. A Dengue vitimiza milhares de pessoas todos os anos, sendo que cerca de 550 mil doentes necessitam ser internados em hospitais, e em média de 20 mil acabam morrendo. A Dengue é uma doença muito grave, uma vez que o quadro da doença pode levar à morte, quando vira dengue hemorrágica, quando há sangramento e a pressão sanguínea cai.

Existem 2 tipos de Dengue, veja os sintomas de cada uma delas:

Dengue Clássica sintomas:

- Dor de cabeça muito forte;

- Febre alta que sobe repentinamente ficando entre 39° e 40°C;

- Dor forte na parte de trás dos olhos que tende a piorar quando se movimentam;

- Erupções e manchas avermelhadas na pele, que coçam e se espalham por todo o corpo;

- Muito cansaço;

- Dor no corpo e moleza;

- Vômitos e náuseas;

- Tontura;

- Perda do paladar e do apetite.

Dengue Hemorrágica sintomas:

- Pele fria úmida e pálida;

- Manchas vermelhas na pele;

- Dores fortes e contínuas no abdômen;

- Confusão mental;

- Momentos de sonolência intercalados com agitação;

- Sangramento pela boca, nariz e gengiva;

- Batimentos cardíacos acelerados e queda da pressão arterial;

- Boca seca e sede em excesso;

- Dificuldade para respirar;

- Vômitos que não sessam.

A Dengue hemorrágica leva a pessoa à perda da consciência rapidamente levando o indivíduo à morte.

Causas da Dengue

A Dengue é uma doença viral transmitida pela picada de um mosquito o Aedes Aegypti. Você sabia que o mosquito após picar uma pessoa que está infectada com o vírus da Dengue se contamina e pode levar o vírus para outras pessoas, até o fim de sua vida? O mosquito da Dengue adulto tem o ciclo de vida de 40 dias podendo infectar milhares de pessoas. O Aedes Aegypti procria muito rápido o que favorece a infestação do mesmo. Uma pessoa contaminada pelo vírus, ou seja, depois que é picada pelo mosquito pode desenvolver a doença entre 3 e 15 dias.

Tratamentos da Dengue

Atualmente, ainda não tem um tratamento específico para a Dengue, mas existem medicamentos adequados para combater os sintomas da doença. Os médicos recomendam que a pessoa com a doença beba muita água para evitar a desidratação, nos casos com febre o medicamento que pode ser utilizado é o Paracetamol.

Em casos mais graves é necessário que a pessoa seja internada com urgência. As pessoas que apresentarem sintomas de Dengue não devem fazer uso de medicamentos que tenham como base o Àcido Acetilsalicílico (Aspirina), pois esses medicamentos apresentam efeito anticoagulante provocando sangramentos.

Os medicamentos indicados para alívio dos sintomas da Dengue são paracetamol e dipirona.

Orientações

Muitas pessoas escolhem por utilizar remédios e buscam alívio para os sintomas causados. Sempre procure a orientação de um profissional da saúde antes de utilizar qualquer tipo de medicamento ou suplemento.

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)

Loading...